terça-feira, 13 de maio de 2008

Biblioteca da Xico


A biblioteca da Escola Secundária Francisco de Holanda é conhecida pela sua intensa movimentação, o que não significa necessariamente, que seja um local que privilegie o estudo. Para conhecermos melhor o funcionamento da biblioteca recolhemos a opinião de quem lá passa grande parte do seu dia.


Uma das caras mais conhecidas da biblioteca é a D. Dores, que já há 12 anos serve diariamente as necessidades dos alunos e docentes que frequentam a ESFH. "Aqui trabalham 3 funcionários, sendo que eu sou responsável pelo funcionamento do local. Preocupo-me bastante com os alunos e acho que isso é um dos motivos pelos quais e nossa biblioteca é tão movimentada. Ninguém pode dar o que não tem e o sentido de interajuda e educação estão bem presentes entre nós" afirmou a D. Dores que defende que a biblioteca deveria sofrer uma única alteração, um alargamento do espaço.


A Dr.ª Teresa, professora de Matemática, outra das caras mais visíveis neste espaço, tem uma opinião um pouco diferente. "Esta biblioteca tem tem organização diferente, porque é mais um ponto de encontro dos alunos do que uma biblioteca propriamente dita, o que é péssimo porque causa bastante confusão. A localização da biblioteca prejudica o bom funcionamento e o ambiente de trabalho. Tem de haver divisão clara dos espaços de aulas e a biblioteca." Dr.ª Teresa apontou a localização da biblioteca(entre o bar e o átrio) como um dos principais motivos desta organização . "Para haver uma melhor organização, eu proibia o funcionamento das aulas dentro da biblioteca. Fazia também um regulamento que obrigasse os alunos a deslocar-se à biblioteca apenas para estudar e não para passear".



Os alunos consideram a biblioteca um local bastante agradavel não sói para estuar mas também para conviver, considerando que talvez fosse necessário regulamentaralguns aspectos para que a confusão que por vezes se instala não continue.






Cristina O. Silva
Daniel Oliveira
Diana Roriz
Renata Barreira

Sem comentários: