quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Centenário Alberto Sampaio


Alberto Sampaio nasceu em Guimarães, a 15 de Novembro de 1841. Formou-se em direito, tendo exercido pouco tempo a profissão devido á inadaptação á vida cosmopolita de Lisboa.
Ao longo da sua vida desenvolveu diversas actividades, entre as quais o seu gosto pela vitivinicultura e agricultura.
O seu nome está também ligado á fundação da sociedade Martins Sarmento (tendo sido proclamado sócio honorário em 1881) e à 1ªExposição Industrial de Guimarães em 1884.
Em “As Vilas do Norte de Portugal” e “As Povoas Marítimas” revelou o seu excepcional talento para a investigação histórica, sendo muitos dos seus trabalhos publicados nas revistas de maior prestígio literário e cientifico da época. Morreu a 1 de Dezembro de 1908.

Assim faz este ano precisamente cem anos da morte de Alberto Sampaio.
Sendo esta uma data marcante, foram organizados uma série de eventos e comemorações que marcam esta data e que estão a decorrer desde o dia 1 de Dezembro de 2007 até ao dia 1 de Dezembro de 2008 em várias instituições culturais vimaranenses.

Uma das muitas iniciativas organizadas para esta comemoração foi a “Exposição Bibliográfica de Alberto Sampaio”. Nesta exposição, inaugurada no dia 1 de Dezembro de 2007, são apresentadas algumas das obras pertencentes á biblioteca pessoal do historiador, doada ao museu de Alberto Sampaio em 2005 e alguns dos seus objectos pessoais, entre os quais o seu vestido de baptizado e a cadeira do seu escritório. Ao longo da exposição podem também encontrar-se diversos cartazes explicativos da sua biografia, da sua época, dos seus gostos…





Outra das formas encontradas para homenagear Alberto Sampaio foi a estreia da peça de teatro de marionetas “Historias do tio Alberto”, uma forma didáctica de levar a informação aos mais pequeninos (pré-escolares e 1ºciclo), assim como o lançamento do livro infantil “Historia de Alberto”. Tanto a peça de teatro de marionetas como o livro infantil contam a história de vida desta ilustre personagem, desde a sua infância até a sua idade adulta.








Diana Roriz

Sem comentários: