quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Fumar ou não Fumar: Eis a Questão!


Ainda mal tinha começado 2008 e já uma lei tinha entrado em vigor: A Lei do Tabaco.
Esta lei consiste em proibir os cidadãos de fumar em espaços públicos que não usufruam das condições necessárias para que seja possível fumar. Desta forma todos os espaços que tenham uma área inferior a 100m2 são obrigados a proibir o fumo. Os restantes (área igual ou superior a 100m2) podem optar por permitir ou não que se fume, dependendo das condições do estabelecimento, ou seja, têm de ter o espaço dividido em duas áreas, a área onde é permitido fumar e a área onde não é permitido fumar, e um sistema de extracção de fumo apropriado. Outra das regras impostas tanto aos estabelecimentos onde se pode fumar como aos que não se pode é a devida sinalização, todos estes espaços são obrigados a ter um aviso que demonstre que naquele espaço se pode ou não fumar.
Se algum dos estabelecimentos não cumprir devidamente as normas tem a possibilidade de ser multado, podendo a multa chegar aos 1000€. Assim como os proprietários os clientes também podem ser multados caso não cumpram as regras do local, podendo estas chegar aos 750€.
Com todas estas regras, as opiniões das pessoas divergem sendo os proprietários dos estabelecimentos os que se mostram mais descontentes.
Para ficar-mos mais esclarecidos acerca desta nova lei decidimos perguntar aos proprietários de dois cafés qual a sua opinião:

A primeira opinião que pedimos foi á proprietária do Smile Café.



Viver Guimarães: Notou alguma diferença em termos de rendimentos com a entrada em vigor desta lei?

R: Notei uma diferença considerável em virtude do cliente que enquanto fumava um cigarro ia consumindo isso agora já não acontece, toma um café e vai logo embora, reflectindo-se numa diminuição do negócio.


Viver Guimarães: Já teve alguma reclamação por parte de algum cliente?

R: Vão sempre reclamando! Não directamente comigo mas contra a própria lei e contra a forma como esta foi estabelecida. Se pensarmos bem o convívio deixou de haver, as pessoas convivem na rua!

Viver Guimarães: Sente-se de alguma forma constrangida pelo facto de ter de chamar á atenção alguns clientes que não querem cumprir as regras?

R: É sempre constrangedor o facto de ter de chamar á atenção um cliente pois eu é que sou a favorecida com o que ele consome e no fundo tenho de servir de “policia” dele.


Viver Guimarães: Já se tentou informar acerca do tipo de equipamento que deve adquirir para a extracção do fumo?

R: Já me tentei informar, dirigi-me á “Associação Comercial”e á Autarquia de Guimarães mas não há qualquer informação acerca do equipamento que devo adquirir para a extracção de fumo.

Viver Guimarães: O que pretende fazer quando estiver a par de todas as condições necessárias para que seja possível fumar no seu café?

R: Eu gostava muito que no meu café se pudesse fumar mas isso vai depender do preço do equipamento, ou seja, se vai ou se o investimento vai ou não compensar.

Viver Guimarães: Se pudesse retirava o aviso que está na porta a informar os clientes de que não se pode fumar no seu estabelecimento?

R: É que nem hesitava! As coisas eram muito mais simples antes desta lei ter saído!


Viver Guimarães: O nosso muito obrigado pela colaboração.

A segunda opinião pedimos ao proprietário do café Push.












Viver Guimarães: Notou alguma diferença na atitude dos clientes após o implemento da nova Lei do Tabaco?

R.: Nos primeiros dias notei alguma diferença, agora os clientes encaram a Nova Lei com normalidade.
Viver Guimarães: Se não tivesse espaço exterior ia optar por deixar ou não fumar?
R.: Se não tivesse espaço lá fora ia optar por não deixar fumar.
Viver Guimarães: O que acha da Nova Lei?

R.: Acho favorável por uma lado e por outro não. Por um lado em termos de cheiro é bom porque não há fumo. Mas por outro se querem acabar com o fumo de vez é por um fim radical ao tabaco porque ao fim e ao cabo não se pode fumar em nenhum lado que acaba por ser uma discriminação para os fumadores.

Viver Guimarães: Notou alguma diferença na perda de clientes?

R.: Aqui não notei muito a diferença, porque as pessoas podem ir para um espaço exterior mas sei que em muitos lugares está a prejudicar o negocio, pois não têm as mesmas condições que eu.
Viver Guimarães: O nosso muito obrigado pela sua colaboração.

Diana Roriz


Daniel Oliveira


Critina Silava


Renata Barreira


Sem comentários: