domingo, 2 de dezembro de 2007

Pinheiro 2007


O famoso Cortejo do Pinheiro abriu, na última quinta-feira, os festejos em honra de S. Nicolau que decorrem até dia 7 de Dezembro, em Guimarães.


Como é tradição, as ruas da cidade foram invadidas por milhares de caixas e de bombos que fizeram entoar os "Toques Nicolinos".


O Pinheiro foi marcado, este ano, por uma grande desorganização. Os grupos de Antigos Nicolinos bem tentaram dar o exemplo, sem sucesso. A total descoordenação, mesmo entrer membros do mesmo grupo, fez gerar alguma confusão e esta foi realmente a maior critica que obtivemos quando abordamos algumas pessoas que assistiam ao cortejo.




O Sr. José Dias, Antigo Nicolino, afirmou que "O Cortejo do Pinheiro já não é como antigamente. Se repararem os únicos que vão a certo são, realmente, as pessoas mais velhas. É necessário mais organização por parte da Comissão das Festas Nicolinas.”

O também Antigo Nicolino, Francisco Pereira referiu que “Esta falta de organização não permite que as pessoas tirem o devido proveito e satisfação desta maravilhosa festa que é o Cortejo do Pinheiro. De qualquer forma há que louvar esta este acontecimento que junta pessoas dos 8 aos 80 anos e fazer com que a tradição continue, homenageando os estudantes das escolas secundárias de Guimarães.”

A jovem Sofia Silva confessou-nos o seguinte: “Para mim já é uma tradição vir ao Pinheiro, venho desde muito nova com os meus pais. Mas agora que já tenho idade para vir com os meus amigos tem muito mais piada… Sem dúvida que são os Antigos Nicolinos que continuam a dar “show” no Pinheiro, nós ainda temos muito que aprender.”.

O pequeno João, de apenas 6 anos, tocava fervorosamente na sua caixa enquanto a mãe, Ana Gonçalves, nos explicava que “ Esta tradição do Pinheiro foi transmitida ao João tanto por nós, pais, como na infantário que ele frequenta… Acho que é importante passar aos mais novos as tradições da cidade para que estas não se percam, mas é essencial que se eles sejam educados de uma outra forma porque como é sabido, tem-se espalhado a de que o Pinheiro é uma festa da bebida e isso, realmente, é desnecessário porque é triste ver o estado em que algumas pessoas, nomeadamente os mais jovens, se encontram…”


A verdade é que, mais uma vez, foram transportados para o Hospital Senhora da Oliveira 26 pessoas que, efectivamente, abusaram do alcool e necessitaram de assistência médica.
Esperemos que no próximo ano estas lacunas sejam ultrapassadas e que haja mais contenção por parte de alguns para, desta forma, a tradição do Pinheira se prolongue por muitos e muitos anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto ha k acrescentar que havera sempre essas tais lacunas como sempre tem havido com os passar desta festa e para muitos o apanhar a borracheira passo o termo e para esses mesmo é que serve esta ocasiao que se destacou este ano em que foi pessimo em termos de organizaçao e pessoas k nao se organizavam a tocar,cada vez mais é uma contentaçao para muitos ficarem mesmo de rastos devido ao alcool e que infelizmente nao têm o espirito e verdeira vontade de apreciar esta boa festa de umas das melhores de portugal.

MAKE a STAND!

Anónimo disse...

finalmente o dia do tao esperado pinheiro xegou!!

infelizmente posso dizer k este ano foi dos piores pinheiro a k fui por varias razoes...
estava pouca gente no cortejo para o k ecostume, e o pior, a grande desorganização por parte dos grupos k iam no cortejo. Ûns tocavam uma coisa, outros tocavam outra, uns começavam ao mesmo tempo k alguns ja tinham acabado.. enfim...
penso k para o proximo ano a comissao organizadora deverá ter mais em conta este facto pk o pinheiro e uma festa demasiado grande para ser "perdida".

agora restam a grandes espectativas para o pinheiro de 2008!! venha rápido!!!

Anónimo disse...

Definitivamente foi o pior Pinheiro que registei até hoje. Sem dúvida marcado por uma enorme falta de organização.
Toquei caixa e mesmo acompanhada pelos meus amigos senti uma enorme dificuldade em acompanhar o som do cortejo.
Também acho que este ano esteve menos gente a acompanhar o cortejo.
Repugno por completo o facto de a noite do Pinheiro ser sinónimo de "bebedeira". Quem não tem juizo ou quem o leva por sinónimo devia ficar em casa a ver telenovelas.
Espero que para o ano supere o desastre que foi este ano.