domingo, 16 de março de 2008

Sarau da Xico

Fantástico! É numa única palavra que descrevemos o Sarau da Xico do ano lectivo 2007/2008. Sob o tema do multiculturalismo foram apresentadas várias actuações "vindas" de todos os cantos do mundo.
Começando pelo belo do vira português, passando pelo flamenco, samba, tango argentino e até danças celtas, entre outras. Nada faltou em representação das mais variadas culturas do planeta. Foi uma verdadeira volta ao mundo, aquela que se viveu no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, que mais uma vez albergou o espectáculo organizado pela comunidade escolar da E.S. Francisco de Holanda. A primeira parte terminou com a mensagem "Todos diferentes, mas todos iguais".
A segunda parte deu lugar ao entretenimento. Uma peça de teatro ("Querido, 'Tou grávida"), varias actuações musicais por parte da Carina Marques, o brilhante Pedro Pereira, Contraste, entre outros. O espectáculo terminou com um desfile de moda, deveras original, onde figuravam estilos típicos de vários pontos do globo, como França, Jamaica, Egipto e claro, Portugal. O público mostrou-se exuberante durante todo o espectáculo, mostrando o sucesso que o trabalho colectivo feito pela organização do sarau estava a ter. A opinião dos intervenientes foi unânime, este Sarau foi um sucesso.

Alberto Silva
"Participei na actuação que abriu o espectáculo, fiz uma dança multicultural que fechou a primeira parte e apresentei juntamente com a Maria a segunda parte. Comecei a ensaiar desde o início de Dezembro e os ensaios eram quinzenais, a partir de Janeiro começamos a treinar mais regularmente e estes passaram a ser semanais. Não estava nada nervoso embora durante a apresentação tivéssemos de improvisar muitas vezes devido a falhas técnicas.Correu muito bem, acho que este foi o melhor Sarau em termos de organização e houve um grande progresso."

Ana Sofia
"Eu e o meu grupo representamos a arábia com uma dança do ventre. Treinamos desde o final do 1ºperíodo, três vezes por semana. Foi uma pessoa dançava dança do ventre e escolheram as pessoas para a actuação."

Rui Ferreira e Mónica Santos
"Nós representamos a Espanha com uma dança Sevilhana. Já dançamos juntos há cinco anos no nosso grupo, “Ruídos”. Adoramos a experiência e as raparigas que nos acompanharam portaram-se muito bem!"

Sara Lima, Ana Silva e Carla Coelho
"Estamos muito felizes porque correu muito bem em relação ao tempo que tivemos. A nossa representação foi uma Dança tradicional chinesa. Tivemos ajuda de uma universitária de arquitectura, Susana Tomás."

Rui Bragança e Nuno Pinto
"Correu bem! É uma experiência para repetir. Temos aulas de Taekwondo há 3 anos. A iniciativa partiu da professora Mané que nos incentivou a participar."

Renato Fernandes e Patrícia Freitas
"Nós dançamos o tango argentino e correu muito bem.Fizemos ensaios três ensaios por semana desde o inicio do mês, com a ajuda do professor Carlos Gadelha."

Prof. Filipe Guimarães
"Ofereci-me para participar nesta actividade porque acho importante que os professores dêem o exemplo aos alunos, e que passem a ideia de que é essencial continuar com esta épica festa da Escola Secundária Francisco de Holanda. "

Miguel Mota
"Adorei participar na actuação dos Acka, em representação da Nova Zelândia. Foi a stora Mané que nos pediu para participar. Ensaiamos durante um mês, uma vez por semana."

Diana Ataíde
"Eu participei em duas actuações, na da África e do Brasil. Correram as duas muito bem e eu não estava nada nervosa ao contrário do resto do grupo. Para a primeira actuação ensaiamos três vezes, para a segunda não ensaiei porque já pratico capoeira á sete anos. Foi a minha colega Ana Isabel que me sugeriu que participasse."

Ana Freitas e Marta Ferreira
"Correu muito bem apesar de estarmos todas muito nervosas. Foi a Sara da CT4 que nos propôs esta actividade.Ensaiamos muitas vezes por semana durante bastante tempo."


Joana Moutinho e Ana Teresa
"Antes da representação da peça Querido 'Tou Grávida” estávamos muito nervosas, mas quando entramos em cena sentimos-nos muito bem. O que mais nos custou foi aguentar as gargalhadas do público porque também nos queríamos rir. Nestes últimos dias acabamos por ensaia em todo o lado, até no bar da escola. Este foi o nosso projecto no âmbito da disciplina de área de projecto."

Zé Diogo (“Contraste”)
"Acho que correu muito bem. Pela atitude do público deu para perceber que adoraram o concerto." Estamos sempre dispostos a repetir estas experiências."

Pedro Freitas
"Eu participei em vários actividades. Toquei o vira na dança dos professores, toquei o fado, fiz de Jesus Cristo na encenação do Jesus Cristo Superstar, fiz de jornalista no Pato Fedorento e toquei guitarra com o Pedro, a Tatiana, a Rita e o Zé Miguel. O que deu mais trabalho foi o da actuação musical porque requereu mais de 10 ensaios. Apesar do cansaço foi um prazer participar no Sarau desta forma tão activa, porque para além de gostar de representar, adoro música e também ajudar os outros."


Teresa Costa "Foi fantástico. Fomos escolhidas na sexta-feira e daí até hoje ensaiamos quatro vezes. Quem nos sugeriu esta ideia do “Jesus Cristo superstar” foi a Diana, mas a Filipa como tem uma vasta experiência na área da dança ajudou-nos na coreografia."



Carina Marques "Gostei mesmo muito, estava muito nervosa mas acabou por correr bem. Tomei a iniciativa de participar e eu e o Zé Miguel, que me acompanhou no piano, ensaiamos muito. O Sarau já me deixa saudades, é uma sensação única pisar aquele palco."

Rafaela Faria

"A ideia do desfile partiu da stora Alexandra da área de Artes. Foi muito giro pudermos desfilar estas roupas magnificas e que representavam vários países. A minha roupa que representava a França, por exemplo, foi feita de propósito para este desfile."

Dr. Mota, presidente do Conselho Executivo

"Este Sarau foi mais uma vez um êxito e é já uma imagem de marca, não só da Francisco de Holanda, mas também da comunidade vimaranense. O talento dos nossos alunos ficou aqui provado. Basta reparar na postura da plateia, pois esta deliciou-se com cada uma das actuações ao longo do evento. Estão todos de parabéns."

Dr. Magalhães, Vice-presidente do Conselho Executivo

"Este é um projecto para continuar, basta verificar que este evento é um emblema a nível regional. Há muitos jovens que procuram a escola para poderem participar no Sarau da Xico e pela sua fama de escola de talentos. De certeza absoluta que este espectáculo vai perdurar, o Sarau da Xico veio para ficar."

Professora Mané

"Acho que correu muito bem. Todos os participantes ultrapassaram todas as expectativas, deram corpo e alma por este projecto. Na primeira parte o tema do multiculturalismo marcou o espectáculo e no final transmitimos a mensagem que pretendíamos ao escolher este tema, “Todos diferentes, todos iguais”."


Foi, de facto, um sucesso e uma entrega de corpo e alma dos "artistas" o que se pôde assistir nos bastidores do Grande Auditório, mas foram expressões de satisfação e de dever mais que cumprido aquelas que saíram do CCVF já perto das 2horas da manhã.

Parabéns a todos os que estiveram envolvidos neste excepcional espectáculo e aqui deixamos os agradecimentos a todos os que colaboraram com o nosso trabalho. Um obrigado muito especial à stora Mané, sem ela o nosso trabalho não teria sido tão bem conseguido.

Cristina O. Silva

Daniel Oliveira

Diana Roriz

Renata Barreira

Sem comentários: