sábado, 17 de maio de 2008

Rastreio No Toural


Hoje, dia 17, a população vimaranense é convidada a realizar um rastreio de hipertensão com medição da pressão arterial e aconselhamento e rastreio de outros factores de risco cardiovascular, nomeadamente a diabetes e o excesso de peso.



Esta iniciativa será acompanhada por médicos e enfermeiros que implementam o rastreio e explicam os riscos envolvidos. O rastreio inicia-se com uma sessão de esclarecimento a cada um dos participantes. Posteriormente é avaliada a pressão arterial, o peso, a altura, o IMC (índice de massa corporal), e a glicemia. E porque o consumo excessivo de sal é um dos principais factores de risco para a hipertensão dos portugueses. No Dia Mundial da Hipertensão, a Sociedade distribuirá pão confeccionado com menor conteúdo de sal e confeccionará pratos tradicionais de forma mais saudável, distribuindo-os à população ao longo do dia. Recorde-se que o Dia Mundial da Hipertensão foi instituído e é apoiado internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão.
O objectivo é divulgar a importância da prevenção, da detecção e do tratamento da hipertensão. No âmbito da comemoração deste dia, serão também afixados cartazes e distribuídos folhetos informativos sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão, em todos os centros de saúde e hospitais.


Daniel Oliveira

Sem comentários: