terça-feira, 1 de abril de 2008

Sociedade Martins Sarmento - Prémios 9 de Março


A Sociedade Martins Sarmento, sediada em Guimarães, tem uma enorme importância a nível nacional, homenageando um dos maiores arqueólogos portugueses.
No passado dia 9 de Março, como já é habitual, decorreu a entrega de Prémios Martins Sarmento, que visam reconhecer os bons resultados escolares dos alunos da área de Guimarães.
Para obtermos um melhor esclarecimento acerca da Sociedade e desta entrega de Prémios, falamos com o Doutor Amaro das Neves.

Viver Guimarães - Em que contexto surgiu a Sociedade Martins Sarmento?
Dr. Neves - A Sociedade Martins Sarmento é uma sociedade difícil de descrever pela sua dimensão. Foi fundada em 1881 e instaurada em 1882. Foi criada para homenagear Martins Sarmento pois este não permitiu que lhe fizessem um monumento. Os seus admiradores defendiam que este necessitava de ser reconhecido nacionalmente, por isso fundaram a Sociedade Martins Sarmento, da qual surgiu mais tarde, a Escola Francisco de Holanda.
V.G. - Como descreveria o dia-a-dia da Sociedade Martins Sarmento?
Dr. Neves - É um dia-a-dia complicado. A Sociedade tem um património muito grande, sendo que aqui funciona o museu e a biblioteca, da qual fazem parte livros muito antigos publicados em 1820, como a primeira publicação d' Os Lusíadas. Aqui funciona o mais antigo museu de Arqueologia de Portugal, tendo também uma actividade cultural de publicações, entre as quais uma revista, editada desde 1884.


V.G. - O que nos pode dizer sobre a entrega do "Prémio" aos alunos da cidade de Guimarães?
Dr. Neves - A entrega de prémios vem desde 9 de Março de 1882, dia “Martins Sarmento”. Este evento faz parte do estatuto da Martins Sarmento e começou por ser atribuído aos alunos das escolas primárias, sendo que neste momento é entregue, também, a alunos do 12ºano e alunos universitários.
Nesta iniciativa participam, não só alunos da cidade de Guimarães, mas também da cidade de Vizela.
São entregues três prémios aos alunos universitários. Ao melhor aluno de Engenharia, o prémio Governo Civil de Braga e Câmara Municipal de Guimarães. Ao melhor aluno de Matemática com especialização de ensino, o Prémio Prof. Emídio Guerreiro, e o prémio Engenheiro Duarte Amaral é entregue ao melhor aluno de História, no ramo científico.


V.G. - Nota-se uma menor adesão de alunos do 4º ano de escolaridade ao Prémio. Acha que as capacidades destes alunos comparativamente com antigamente diminuíram?
Dr. Neves - Não pode ser medido assim. Este aspecto tem muito a ver com a taxa demográfica. Temos tido menos alunos do 4º ano porque há menos alunos e não por uma menor adesão.

Cristina O. Silva
Daniel Oliveira
Diana Roriz
Renata Barreira


Sem comentários: