quarta-feira, 9 de abril de 2008

Projecto Realizado Com Sucesso


Faltavam 15 minutos para as 8 horas da manhã do dia 8 de Março e já um pequeno grupo de jovens se concentrava na estação ferroviária de Guimarães, com vista a enfrentarem um fim-de-semana, repleto de aventuras.Após a viagem de comboio e a chegada ao quartel militar, de seu nome, Regimento de Artilharia Nº5 de Vila Nova de Gaia, os alunos da turma CSH2, da Escola Francisco de Holanda, foram conduzidos aos seus aposentos, para se prepararem para uma ligeira formação. De entre enumeras aprendizagens, realçaram-se a postura na formatura, marchar, como utilizar os fatos contra um ataque químico e biológico, orientação, pista de obstáculos.



Para surpresa dos participantes na iniciativa, durante a noite, o pequeno grupo foi presenteado com instrução nocturna, sendo esta a parte mais hilariante, passando pela camuflagem na face, reptar, passo fantasma, manobras de segurança a efectuar numa G3, entre outras… No dia seguinte, na parte da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de sentir as dificuldades sentidas pelos recrutas durante a ginástica (no meio militar designado de GAM -ginástica ate a morte). , tiveram também a oportunidade de montar e desmontar uma Espingarda Automática G3, cujo calibre da munição é 7.62, dispara de baixo de agua por isso é anfíbia.



Na fase terminal deste fim-de-semana, tivemos a oportunidade de ouvir uma palestra para despertar o interesse pelo exercito…tendo ainda visitado o museu militar, acompanhado pelos nossos responsáveis (Capitão Simões, Tenente Almeida, Furriel Oliveira, etc.), e para agrado de todos podemos visualizar a cidade do Porto de um ponto de referência, o topo da igreja do Monte do Pilar.Nestes dias aprendemos variadas coisas, que futuramente serão muito úteis. Foi uma grande e diferente experiência!




Autoria:

Ana Coelho

Ana Rebelo

Júnior Santos

Tiago Teixeira

1 comentário:

Anónimo disse...

inesquecivel! apesar dos problemas, foi para a frente e adorei mesmo =)

gostei do texto!