segunda-feira, 10 de março de 2008

Conhece os CONTRASTE



“Contraste”! É o nome escolhido pelo Zé Diogo, pelo Ricardo, pelo Vítor, pelo Pedro, pela Marta e pelo Emanuel para a banda que, todos juntos, formam e que é já considerada uma das mais promissoras bandas de música em Guimarães.
O jovem grupo foi convidado para actuar na inauguração do novo espaço exterior do Fortaleza, um concerto que contou com a presença cerca de três dezenas de pessoas, que vibraram com o talento mostrado pelos seis artistas vimaranenses. Poucos minutos antes do inicio do concerto, sentamo-nos à conversa com os Contraste, que nos revelaram um pouco sobre a sua história e os seus objectivos para o futuro e ainda algumas curiosidades…

Viver Guimarães - Como é que surgiram os Contraste?
Zé Diogo – A nossa banda começou com um projecto que eu tinha idealizado há já algum tempo. Inicialmente o grupo era constituído por pessoal da minha turma, mas com o passar do tempo, fomos fazendo algumas remodelações.

V. G. – Tiveram aulas de preparação para as funções que desempenham na banda?
Pedro – Sim, eu tive aulas no CAR.
Ricardo – Eu também frequentei o CAR.
Marta – Eu tive aulas de canto na Academia Moreira de Sá.
Vitor – Eu frequentei a Academia Moreira de Sã durante 7 anos.
Emanuel – Eu tive aulas nas Dominicas, durante um ano, com o professor José Afonso.
Zé Diogo – Eu comecei na Academia Moreira de Sá, mas depois, frequentei o CAR.

V. G. – Esperam fazer da música uma carreira profissional?
Marta e Zé Diogo- Sim, principalmente pelo significado que esta banda tem para nós, e pela sua qualidade sabemos que podemos ir longe se as oportunidades certas surgirem. O nosso pensamento é continuar este projecto porque sabemos que todos juntos temos talento e podemos conseguir ter sucesso.
Ricardo – Vivemos o presente, usamos o passado e pensamos no futuro. Claro que temos ambições, mas cada coisa a seu tempo, e se tivermos oportunidades lá chegaremos.

V. G. – Onde e quando foi o vosso primeiro concerto?
Ricardo – O nosso primeiro concerto aconteceu por iniciativa do nosso professor de Moral, em 2006, na festa de Natal da Escola Secundária Francisco de Holanda. Foi uma experiência que na altura levamos na brincadeira, mas depois concluímos que seria um desperdício não apostar no nosso talento num projecto a sério.
Zé Diogo – Na minha opinião, o nosso primeiro concerto, a sério, vai ser aqui, hoje. Porque naquela altura não tínhamos um projecto bem definido, e agora, como temos objectivos bem delineados, este será o primeiro concerto dos Contraste.

V. G. – Músicos ou bandas que vos influenciaram.
Zé Diogo – Os Incubus são a minha banda de referência, e a banda que me leva a perseguir este sonho de ser músico. Mas tenho muito a influência da Mafalda Veiga, que é uma enorme referência para a nossa banda e na composição das músicas.
Emanuel - O principal músico que me influenciou foi o Vitor Wootten.
Marta - Para mim é a Ana Carolina.
Pedro - Mike Portnoy e Roger Taylor.
Vitor - Alexandro Carbonara.
Ricardo - Mark Knopfler.

V. G. – Quem compõe as vossas músicas?
Zé Diogo – Fui eu quem escrevi todos os nossos originais, já que na antiga banda eu era o único que tinha o sonho de seguir uma carreira musical. Mas há uma música na qual tive a colaboração do Ricardo, “O País dos 6 Dragões”. Escrevemo-la, por acaso, numa manhã em que ambos estávamos inspirados. Acabou por sair bem e agora é uma das nossas músicas favoritas.

V. G. – Quantas horas ensaiam por semana?
Marta – Todos juntos ensaiamos uma vez por semana, ao sábado, durante duas horas. Mas depois cada um ensaia individualmente quando pode.

V. G. – Têm concertos agendados?
Zé Diogo – O próximo concerto vai ser no Sarau da Xico. Futuramente temos agendadas actuações no Pavilhão Multiusos, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, de modo a angariarmos fundos para as despesas da banda. Temos também agendado um concerto na Feira da Terra, em S. Torcato.


V.G. – Têm algum ritual antes dos concertos?
Zé Diogo – Costumamos ter uma curta conversa, todos, antes do início do concerto. Podemos chamar-lhe “grito de guerra”, isto depois de permanecermos durante 2 ou 3 minutos em silêncio. Nós consideramos cada concerto como sendo uma batalha.



V. G. – Hobbies, além da música.
Emanuel - O meu principal hobbie é estudar para ter notas para conseguir tirar o meu curso de 2 ou 3 anos na China. Quero seguir Línguas e Culturas Orientais.
Marta – O meu hobbie principal é a música, mas também gosto muito de teatro.
Pedro e Vítor – Costumo jogar futebol nos meus tempos livres.
Ricardo – A minha vida é a música!
Zé Diogo – Sem a música não sou ninguém!



V. G. - Onde sonhavam actuar? E com quem?
Zé Diogo – Adorava tocar no Coliseu dos Recreios com a Mafalda Veiga. E é um dos meus sonhos actuar no Rock Am Ring com os Incubus.
Ricardo – Em Wembley com os Coldplay.
Vitor – Com a Orquestra Filarmónica de Viena.
Pedro – Em Wembley com os Queen e Dream Theater.
Marta – Com o Bryan Adams. E o Alexandro Manzano, desde que fosse com ele, em qualquer lugar era um sonho.
Emanuel – Em Paris com os Coldplay.


Agradecemos a disponibilidade dos Contraste e desejamos-lhes toda a sorte do mundo...
Cristina O. Silva
Daniel Oliveira
Diana Roriz
Renata Barreira

1 comentário:

Anónimo disse...

simplesmente espectacular! parabens pelo vosso trabalho! têm futuro! cumprimentos