segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"Processus Sonorus"


O músico e escultor sonoro João Ricardo de Barros Oliveira é o autor do projecto "Processus Sonorus". Este projecto que irá estar a partir desta segunda-feira no Centro Cultural Vila Flor distingue-se pela utilização do autor transformar vulgar "lixo" como a sua matéria-prima e construindo-as em esculturas sonoras que usa nas suas actuações em palco.

A primeira oficina musical destina-se ao público sénior, sendo a segunda destinada a crianças entre os 10 e os 12 anos (17 a 21 de Dezembro). As crianças e os adultos serão envolvidos na criação de uma orquestra, a "Workestrasom", a junção de duas oficinas musicais.


Os participantes irão envolver-se num discurso coerente, onde discordam, concordam, imitam, argumentam, completam e mudam de conversa sonora. Depois, os grupos serão reunidos de forma a desenvolverem laços sonoros, até atingirem uma fusão de experiências no concerto final da "Workestrasom".


O concerto final do projecto, "Workestrasom" será no dia 22 de Dezembro, pelas 16h no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor e a entrada é livre.

Este projecto visa "explorar a dinâmica como objecto principal do som, trabalhando assim variações de velocidade, de intensidade e de timbre, motivando o público para o desenvolvimento da sensiblidade sonora, do sentido critico, e para a mudança de atitudes e de valores sobre o espaço envolvente".

Sem comentários: