sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Ministra de Educação na Escola Secundária Francisco de Holanda



A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias visitaram esta manhã a Escola Secundária Francisco de Holanda para participarem numa cerimónia de entrega de diplomas a alunos formados no Centro de Novas Oportunidades da escola, cujas novas instalações foram hoje visitadas pelas altas patentes do Estado português referidas acima.



Os Ministros chegaram por volta das 11h30 e foram recebidos pelo Presidente do Conselho Executivo da Escola, Manuel Carvalho da Mota, pela Vereadora da Cultura de Guimarães, Francisca Abreu e pelo Director do CNO, Alfredo Magalhães, que fez uma visita guiada às novas instalações do centro aos presentes.






Seguidamente teve inicio a cerimónia de entrega de diplomas aos cursantes do CNO e a assinatura das matriculas de adesão a esta iniciativa por parte dos jogadores do Vitória de Guimarães.
O Presidente do Conselho Executivo fez as honras da casa, dando as boas-vindas aos presentes e afirmando o orgulho da comunidade escolar pelo sucesso do CNO, parabenizando todos aqueles que aderiram a esta iniciativa.


Tomando a palavra, Alfredo Magalhães referiu que o objectivo do CNO é contribuir para a qualificação do ensino básico, e agora também, secundário dos cursantes. O Director do Centro de Novas Oportunidades afirmou que a receita do êxito deste programa se deve à proximidade e boa relação mantida entre todos aqueles que estão envolvidos na iniciativa. O Dr. Magalhães agradeceu às instituições que colaboraram com o CNO, instituições que incentivaram os seus colaboradores a participar nesta iniciativa, como A M Couto/Alves, Modelo/Continente, Bombeiros de Guimarães, Campeão Português e ainda a PSP e a GNR.




A participação destas duas últimas instituições foi também referida pelo Ministro da Administração Interna, que relembrou que o protocolo assinado entre os Ministérios da Educação e da Administração Interna levou à formação de muitos gentes da autoridade e ao reforço da qualidade e formação profissional e cívica das forças policiais.


O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias usou de pouco tempo para demonstrar o seu agrado quanto à parceria entre o CNO e Vitória, dando aos parabéns aos jogadores e qualificando esta iniciativa de "importantíssima do ponto de vista desportivo e social, integrando o futebol na nossa sociedade, e apagando , assim, a ideia de que o desporto é um mundo à parte".



Os jogadores do Vitória que aderiram a esta iniciativa mostram-se bastante entusiasmados. Chegamos à fala com alguns deles:


Moreno:"Este curso vai se muito positivo, vou conhecer novas pessoas e é sobretudo a conclusão de um projecto que ficou a meio à alguns anos, na medida em que optei por me concentrar apenas na minha vida de profissional de futebol. O surgimento desta iniciativa foi um novo alento para mim, e é uma oportunidade que não desperdiçarei."







Nuno Santos: "Aderi a esta iniciativa mais por uma realização pessoal uma vez que a carreira de futebolista é efémera, e uma vez que nós somos referência para muitos jovens penso que é importante dar esse exemplo e ao mesmo tempo valorizar-mo-nos com a entrega dos diplomas no final do curso".


João Alves:"Este curso vai valorizar-me em termos pessoais e vou finalmente acabar o 12º ano, que deixei a meio quando a minha carreira começou a ocupar-me mais tempo. Esta é também um forma de recordar os tempos em que andamos na escola o que é muito bom."






Numa curta conversa que mantivemos com a Sra. Ministra da Educação, perguntamos-lhe se achava que as pessoas que aderem aos Cursos de Novas Oportunidades adquirem as mesmas competências que nós, que frequentamos o ensino secundário durante três anos ao que a Dr. Maria de Lurdes Rodrigues respondeu: " As situações não são comparáveis, os jovens não podem pensar que podem desistir da escola porque vão ter uma alternativa mais fácil, pelo contrário, a alternativa é mais difícil uma vez que tem de ser compaginada com uma vida de trabalho, com a vida familiar e o esforço que isso implica. Este programa destina-se aos adultos que, quando jovens, não tiveram a oportunidade de acabar o seu percurso escolar. Eles servem para que essas pessoas mostrem o que aprenderam fora da escola ao longo da sua vida e quanto é que isso vale em parâmetros escolares".







Sem comentários: